terça-feira, 20 de outubro de 2009

Décimo Quarto Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

No dia 20 de outubro de 2009, turno da manhã, ocorreu mais um encontro do programa no município. O encontro correspondeu à terceira oficina aberta do Gestar II Língua Portuguesa. Neste encontro, foi retomado o tema Projeto a partir do material já trabalhado anteriormente no quarto encontro. Também foram exploradas as orientações constantes no Guia Geral (p.51) a respeito do tema e algumas características que um bom projeto deve apresentar (ver slides abaixo).
As cursistas foram sensibilizadas para a necessidade do projeto contemplar a interdisciplinariedade com uma atividade de confecção de um boneco de massinha de modelar. Para a atividade, a turma foi dividida em dois grupos. Os componentes do grupo1 foram organizados em um círculo e cada componente recebeu quantidades diferentes de massinha. Foi solicitado ao grupo, a seguir, que confeccionassem um boneco utilizando toda a massinha disponibilizada. O grupo2 foi organizado em uma fila, cada componente do grupo sentado em frente ao outro, de forma que não pudessem visualizar o trabalho que os demais colegas desenvolviam. Também foram distribuídas quantidades diferentes de massinha a cada componente do grupo, porém com tarefas distintas. Assim, a um componente foi solicitado que fizesse a cabeça de um boneco, a outro, o tronco e uma perna, a um terceiro, uma perna, a outro, um braço, e, ao último, outro braço. Após a modelagem, solicitou-se que o grupo juntasse as partes e montasse um boneco. (ver abaixo fotos dos bonecos produzidos e das cursistas confeccionando-os).
Dando sequência à atividade, os bonecos confeccionados foram dispostos lado a lado e comparados. Neste momento, ficou visível a harmonia do boneco do grupo1 e a desarmonia do boneco produzido pelo grupo2. A formadora e as cursistas, então, teceram comentários a respeito da importância do trabalho interdisciplinar no planejamento e desenvolvimento do projeto na escola. Comentou-se que cada quantidade de material entregue às cursistas pode ser comparada com a diferente carga horária de cada componente curricular. Os bonecos foram comparados ao produto final do projeto e aos resultados diferenciados quando ocorre ou não o trabalho interdisciplinar. A atividade estimulou as cursistas a perceberem a necessidade de parceria com os colegas das demais disciplinas na escola para a realização do projeto a ser desenvolvimento e implementado.Em seguida, foram socializados e analisados, no grande grupo, os esboços de cada cursista sobre o projeto. Neste momento, foram esclarecidas dúvidas, realizados encaminhamentos, compartilhadas experiências e apontadas sugestões. Também ocorreu o relato de alguns Avançando na Prática desenvolvidos pelas cursistas.












Décimo Terceiro Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O décimo terceiro encontro do Gestar II Língua Portuguesa, em Caxias do Sul, ocorreu na noite do dia 14 de outubro de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação. No encontro foi explorada a unidade 22 do TP6, intitulada Produção Textual: planejamento e escrita, e parte da unidade 23 (TP6), intitulada O processo de produção textual: revisão e edição.
No encontro foi proporcionada uma atividade de análise de produção de um aluno e planejamento de atividades/estratégias do professor que estimulem a revisão e edição do texto pelos alunos, em um trabalho coletivo da turma. A proposta concretizou o uso dos estudos das unidades pelas cursistas em uma situação real de ensino-aprendizagem. Houve reflexão sobre as estratégias que surgiram e a constatação da importância de proporcionar aos alunos momentos de exploração de textos de sua autoria, bem como de revisão e reescrita dos mesmos.
As cursistas constataram que as dificuldades relacionadas à produção textual dos alunos de diferentes escolas da rede municipal de ensino são semelhantes e que é preciso auxiliar os alunos a conscientizarem-se sobre tais dificuldades e mostrar alternativas de como saná-las. Dentre as dificuldades relacionadas à produção, citaram: repetição de elos coesivos, erros ortográficos, frases muito longas, pouca pontuação, dentre outras.
Também citou-se a necessidade de explorar apenas uma ou duas dificuldades de cada vez para não sobrecarregar os alunos, assim como a necessidade de proporcionar diferentes tipos de exercícios e atividades.

Confira abaixo os slides utilizados no encontro.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Décimo Segundo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O décimo segundo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul ocorreu no dia 08 de outubro de 2009. Neste encontro, inicialmente, formadora e cursistas analisaram as possibilidades de exploração de um anúncio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), sugeridas por Irandé Antunes no livro Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. Através desta análise, cursistas sensibilizaram-se com a contribuição que a exploração adequada de um texto, através da leitura, compreensão e interpretação mediada pelo professor, pode trazer para o desenvolvimento de habilidades e da competência comunicativa dos alunos. Foi relevante lembrar, durante a análise, que a atividade explorou minuciosamente todos os recursos utilizados pelo autor do anúncio e que, ao explorarmos um texto com os alunos, devemos contemplar apenas alguns aspectos de cada vez, para o trabalho não se tornar exaustivo para eles.
Na sequência do encontro, foram socializados os estudos da unidade 21 do TP6 (Leitura e Processos de Escrita II) e alguns relatos de atividades desenvolvidas pelas cursistas com os alunos.
No encontro, foi vivenciado, também, um Júri Simulado a partir de um caso fictício de aborto. As cursistas, durante o Júri, mostraram-se empolgadas e empenhadas na função de defesa e acusação do caso, fazendo uso consciente de tipos de argumentação abordados na unidade estudada.
A seguir, fotos e slides do encontro.















quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Segunda Etapa de Formação do Programa Gestar II em Porto Alegre (RS)

De 28 de setembro a 02 de outubro de 2009, ocorreu a segunda etapa de formação do programa Gestar II na Uniritter, em Porto Alegre. Nessa etapa, professores-formadores de todos os municípios do Rio Grande do Sul reuniram-se com os profissionais da Universidade de Brasília (UnB) para compartilharem suas experiências e prepararem-se para os próximos meses da formação em seus respectivos municípios. Uma das atividades desenvolvidas durante essa semana de formação foi a produção de um texto relatando aspectos relacionados à execução do Gestar II até o presente momento.
Abaixo encontra-se um dos textos produzidos pelo grupo de formadoras do qual eu participei.
A primeira etapa do Gestar II foi um marco importante para as mudanças na visão do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos municípios do Rio Grande do Sul.
Nessa primeira etapa, percebeu-se que os professores-cursistas do Gestar II selecionavam as atividades a serem trabalhadas com seus alunos primeiramente pelo interesse que despertavam neles mesmos. Após, avaliavam a relação dos conhecimentos prévios dos alunos com o contexto sociocomunicativo proporcionado pela atividade.
Constatou-se, também, que, a partir do primeiro encontro, referente ao TP3 e que abordava o tema gêneros textuais e tipologias, os cursistas passaram a valorizar a escolha dos gêneros para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Acreditamos que na etapa em que nos encontramos ainda não há clareza quanto à ideia de linearidade por parte dos cursistas, mas que isso poderá se concretizar no planejamento e na aplicação do projeto.
Na nossa visão de formador, a grande dificuldade da primeira etapa do programa foi o professor-cursista desacomodar-se. Já na visão dos cursistas, os grandes problemas foram o tempo que as atividades demandam e a deficiência na compreensão e produção textual dos alunos.
Na avaliação das produções escritas dos alunos, os professores-cursistas percebem falta de organização das ideias decorrentes da dificuldade de abstração. A re-estruturação e a re-escrita dos trabalhos dos alunos já é realizada, porém muitos professores não sabem se executam essa atividade de maneira adequada.
Através da socialização dos TPs, os professores qualificaram suas estratégias para levar os alunos à compreensão textual. Houve uma mudança de foco do ensino para o como o aluno aprende. Da mesma forma, ocorreu a valorização do tempo destinado ao planejamento das aulas.
Como parte indispensável dos TPs, os "Avançando na Prática" vieram para pôr em prática as teorias. Os temas mais contemplados nos "Avançando na Prática" selecionados pelos cursistas foram os relacionados aos gêneros textuais, à estilística, à coesão e à coerência.
Os professores ainda utilizam questões gramaticais descontextualizadas em suas práticas. Nesse sentido, o Gestar vem exercer a função de mudar a concepção desses educadores, trazendo a prática sociointeracionista da língua, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, e dando o suporte teórico-prático necessário para a formação dos professores.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Décimo Primeiro Encontro do Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

Na noite do dia 24 de setembro de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, formadora e cursistas do Gestar II Língua Portuguesa reuniram-se para mais um encontro do programa. Nesse encontro, foram exploradas as unidades 19 (iniciada no encontro do dia 03/09) e 20 do TP5. Tais unidades, ao desenvolver o tema coesão e relações lógicas no texto, contribuíram significativamente para a percepção do trabalho a ser proporcionado aos alunos se procuramos que os mesmos desenvolvam habilidades relacionadas à construção de sentidos. Os temas desenvolvidos nessas unidades relacionaram-se diretamente com o tema do encontro anterior, no qual falou-se sobre as principais habilidades e conceitos que devem ser respectivamente desenvolvidas e formados pelos alunos ao final do Ensino Fundamental. Também foi realizada uma avaliação escrita do programa pelas cursistas do município nesse encontro. Na avaliação, as cursistas relataram a significativa contribuição do programa à sua prática docente, bem como a riqueza do material e a importância dos encontros presenciais para o compartilhamento de experiências, expectativas, dificuldades e soluções.
Abaixo seguem slides e fotos do encontro.





















sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Décimo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

No dia 15 de setembro de 2009, as cursistas do Gestar II participaram do Encontro por Área dos professores de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira do município de Caxias do Sul, promovido pela Secretaria Municipal da Educação. O encontro constituiu-se na segunda Oficina Aberta do programa e teve como tema a reestruturação curricular.
O encontro iniciou com a exposição dos motivos que tornam a reestruturação curricular uma necessidade emergente, dentre eles: a mudança do foco "como ensinar" para "como se aprende"e a grande dificuldade de leitura e escrita dos alunos, constatada através das avaliações externas.
Em seguida, citou-se o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos como o objetivo maior das disciplinas de línguas, principalmente através do desenvolvimento das habilidades ler, ouvir, falar e escrever. Destacou-se, então, trechos dos PCNs e de reconhecidos teóricos da área que comprovam tal objetivo e a necessidade do "deslocamento do eixo das estruturas gramaticais para situar a reflexão sobre a língua no campo do discurso em seu contexto sociointerativo", conforme Nascimento (2009). Daí, ressaltou-se a importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas.
Defendeu-se, na sequência, a crença de que a aprendizagem ocorre através do desenvolvimento de habilidades/competências e da formação de conceitos.
Apresentou-se uma hierarquização das habilidades da língua e os conceitos que devem ser formados a partir do desenvolvimento de tais habilidades, ao final do Ensino Fundamental.
Por fim, foram socializados exemplos de atividades que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e consequente formação de conceitos em língua portuguesa e estrangeira.
Comentou-se, então, a convergência da proposta do programa Gestar II às concepções de aprendizagem expostas no encontro, assim como a riqueza do material e a contribuição do programa para a reflexão e o aprimoramento da prática dos docentes.
A seguir, slides utilizados no encontro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Nono Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

Na última quinta-feira à noite, dia 03/09/09, as cursistas do programa de formação continuada Gestar II Língua Portuguesa do município de Caxias do Sul reuniram-se para o nono encontro do programa. Neste encontro, foi explorada a unidade 18 e parte da unidade 19 do TP5. As temáticas das referidas unidades (coerência e coesão textual, respectivamente) foram citadas pelas cursistas como duas das principais dificuldades apresentadas pelos alunos nas suas produções. Assim, tais temáticas mostraram-se extremamente pertinentes durante o encontro, incentivando a participação das cursistas com comentários sobre suas aulas, socialização de atividades que já realizaram e que surtiram bons resultados, o que enriqueceu muito o encontro. As cursistas puderam, também, vivenciar propostas de atividades que exploram esses assuntos (ver fotos), fazendo com que os alunos percebam a importância da coerência e da coesão para a construção da unidade de sentido de seus textos.