quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Segunda Etapa de Formação do Programa Gestar II em Porto Alegre (RS)

De 28 de setembro a 02 de outubro de 2009, ocorreu a segunda etapa de formação do programa Gestar II na Uniritter, em Porto Alegre. Nessa etapa, professores-formadores de todos os municípios do Rio Grande do Sul reuniram-se com os profissionais da Universidade de Brasília (UnB) para compartilharem suas experiências e prepararem-se para os próximos meses da formação em seus respectivos municípios. Uma das atividades desenvolvidas durante essa semana de formação foi a produção de um texto relatando aspectos relacionados à execução do Gestar II até o presente momento.
Abaixo encontra-se um dos textos produzidos pelo grupo de formadoras do qual eu participei.
A primeira etapa do Gestar II foi um marco importante para as mudanças na visão do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos municípios do Rio Grande do Sul.
Nessa primeira etapa, percebeu-se que os professores-cursistas do Gestar II selecionavam as atividades a serem trabalhadas com seus alunos primeiramente pelo interesse que despertavam neles mesmos. Após, avaliavam a relação dos conhecimentos prévios dos alunos com o contexto sociocomunicativo proporcionado pela atividade.
Constatou-se, também, que, a partir do primeiro encontro, referente ao TP3 e que abordava o tema gêneros textuais e tipologias, os cursistas passaram a valorizar a escolha dos gêneros para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Acreditamos que na etapa em que nos encontramos ainda não há clareza quanto à ideia de linearidade por parte dos cursistas, mas que isso poderá se concretizar no planejamento e na aplicação do projeto.
Na nossa visão de formador, a grande dificuldade da primeira etapa do programa foi o professor-cursista desacomodar-se. Já na visão dos cursistas, os grandes problemas foram o tempo que as atividades demandam e a deficiência na compreensão e produção textual dos alunos.
Na avaliação das produções escritas dos alunos, os professores-cursistas percebem falta de organização das ideias decorrentes da dificuldade de abstração. A re-estruturação e a re-escrita dos trabalhos dos alunos já é realizada, porém muitos professores não sabem se executam essa atividade de maneira adequada.
Através da socialização dos TPs, os professores qualificaram suas estratégias para levar os alunos à compreensão textual. Houve uma mudança de foco do ensino para o como o aluno aprende. Da mesma forma, ocorreu a valorização do tempo destinado ao planejamento das aulas.
Como parte indispensável dos TPs, os "Avançando na Prática" vieram para pôr em prática as teorias. Os temas mais contemplados nos "Avançando na Prática" selecionados pelos cursistas foram os relacionados aos gêneros textuais, à estilística, à coesão e à coerência.
Os professores ainda utilizam questões gramaticais descontextualizadas em suas práticas. Nesse sentido, o Gestar vem exercer a função de mudar a concepção desses educadores, trazendo a prática sociointeracionista da língua, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, e dando o suporte teórico-prático necessário para a formação dos professores.

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