quinta-feira, 18 de março de 2010

Avaliação Final do Programa Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

"O curso Gestar II, de Língua Portuguesa, fez com que eu repensasse as minhas práticas em sala de aula. Os encontros foram excelentes, mas deveriam ter sido realizados em um maior espaço de tempo (de março a dezembro). O material oferecido é de excelente qualidade, pois oferece teoria e prática onde a implementação (prática) torna-se acessível e aplicável. Quanto ao local: os encontros realizados no Posto de Saúde, inviável e de difícil acesso por dificuldade no estacionamento e os encontros na SMED foram de fácil acesso. Quanto à formadora: sempre disponível, competente, nos incentivava a continuar, nos dava motivos para seguir em frente. Soube conduzir o curso maravilhosamente bem. Explicou com detalhes, exemplos todos os conteúdos programados no curso. Trouxe inúmeros materiais extras, sugestões, vídeos e livros. Para mim, o curso foi ótimo onde pude e ainda estou reavaliando, refletindo e reelaborando minha prática pedagógica." (cursista Madalena)
"O curso Gestar II de Língua Portuguesa foi muito importante para o meu trabalho em sala de aula. As sugestões de atividades propostas nos Guias são interessantes e me ajudaram a adaptar diversas à minha realidade escolar.
Durante os encontros debatíamos sobre metodologias de ensino e trocávamos muitas ideias, fato que considerei de fundamental importância a esta formação, visto que isso nos ajudava a repensar a nossa maneira de lecionar e de perceber o aluno.
A formadora e o grupo de colegas foram essenciais para que o programa desse certo, a professora Gerusa Rui conseguiu criar um ambiente agradável e de troca de saberes e experiências, em momento algum houve por parte das cursistas receio ou constrangimento em expor suas opiniões, pelo contrário, sentíamos motivadas a contar ou até mesmo desabafar nossas angústias enquanto professoras.
Quanto a implementação das atividades em sala de aula, com as minhas turmas, teve um resultado positivo, já que as atividades propostas eram geralmente criativas e divertidas. Sendo assim, pude perceber que havia empenho e esforço dos alunos em realizá-las, o que certamente influenciou em sua aprendizagem. O projeto final desenvolvido com as minhas turmas de oitava série foi muito especial porque por meio dele pude perceber o quanto os alunos progrediram neste ano letivo, seja na área da linguagem, seja enquanto pessoas, pois desenvolveram não apenas a linguagem oral e escrita, mas também a ética, o respeito e a sua autoestima." (cursista Fernanda R.)
"Para mim, o Curso do Gestar II foi um dos únicos que realmente valeram a pena fazer.
Os guias estavam bem estruturados. A formadora estava sempre empenhada em nos ajudar, sugerindo novas práticas.
Os locais onde nos encontrávamos eram sempre adequados e os melhores possíveis.
Gostei porque não apenas pensávamos em nível de teoria, mas colocávamos na prática. "O que fazer com o meu aluno? Como fazê-lo ler, compreender e produzir melhor?" foram algumas das questões que o Gestar II me fez começar a ter uma luz para as respostas." (cursista Fernanda M.)

"Aspectos positivos: As estratégias de atividades para desenvolver a leitura, compreensão e produção de texto foram bem encaminhadas; Excelente receptividade dos alunos em relação às atividades; Proporcionou-se aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências: expressão oral e escrita, criatividade, etc; A formadora apresentou de forma dinâmica as unidades dos livros que nos foram apresentados, bem como contribuiu com sugestões, além do que fora oferecido; As colegas socializaram atividades desenvolvidas na sala de aula, isso contribuiu ainda mais, aumentando o leque de estratégias que poderemos usar. Aspectos negativos: Não foi antecipado pela direção de algumas escolas o dia específico do curso, que seria na sua folga quinzenal e à noite, isso causou alguns transtornos; Seria interessante ser oferecido o curso no turno de trabalho do professor, uma vez que o mesmo, após desenvolver atividade na sala de aula teria que fazer relatório da mesma; O local poderia ser mais próximo ao centro, pois alguns professores moram em outra cidade, isso facilitaria o deslocamento até a rodoviária." (cursista Gládis)

"Participar desse curso foi muito importante, pois estudar técnicas e ao mesmo tempo poder aplicá-las permite avaliar melhor os resultados de nosso trabalho, principalmente porque podemos analisar junto com o grupo de cursistas e com a professora formadora. Assim, ouvindo outras opiniões, e possível construir uma visão mais abrangente, mais aberta sobre o ensinar e o aprender a respeito das linguagens.
Os guias pontuam umbom referencial teórico, propiciando uma revisão consistente da literatura específica para o professor. Quanto aos exercícios propostos para os alunos, apreciei diversos procedimentos e sugestões diferentes, que auxiliam a tornar as aulas envolventes e a reflexão linguística mais efetiva. Porém, também verifiquei que outras tarefas não são inteiramente aplicáveis, necessitando de adaptações constantes ou mesmo uma total reformulação, mesmo levando em consideração as variáveis naturalmente esperadas. Outro aspecto a ressaltar é que acabei encontrando em livros didáticos escolares algumas atividades praticamente idênticas às propostas pelos guias, mas não há a devida referência bibliográfica identificando a fonte.
Sobre a professora formadora, destacam-se o excelente preparo técnico e o alto nível de profissionalismo. Tornou-se evidente o sincero interesse em sua atividade de orientação, pois atendeu a todas as nossas interferências e pedidos, esclareceu e até mesmo antecipou dúvidas, trouxe atividades alternativas, propostas interessantes, disposição para explicar e respeito pelas nossas manifestações. A turma de cursistas sempre foi muito bem recebida, notando-se o cuidado com que a professora criou um ambiente confortável, com todos os materiais necessários organizados, cadeiras dispostas conforme a atividade do dia, uma ótima utilização das tecnologias e até mesmo uma mesa de coffee-break abastecida (um alento quando chegamos direto do trabalho para o curso).
A qualidade dos encontros e o volume de estudos e de trabalho sugerem que o tempo presencial seja aumentado nas próximas edições, bem como o período de duração do próprio curso.
Por fim, agradeço essa espetacular oportunidade de aprender e me atualizar com a iniciativa desse programa." (cursista Siliane)

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário