sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Décimo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

No dia 15 de setembro de 2009, as cursistas do Gestar II participaram do Encontro por Área dos professores de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira do município de Caxias do Sul, promovido pela Secretaria Municipal da Educação. O encontro constituiu-se na segunda Oficina Aberta do programa e teve como tema a reestruturação curricular.
O encontro iniciou com a exposição dos motivos que tornam a reestruturação curricular uma necessidade emergente, dentre eles: a mudança do foco "como ensinar" para "como se aprende"e a grande dificuldade de leitura e escrita dos alunos, constatada através das avaliações externas.
Em seguida, citou-se o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos como o objetivo maior das disciplinas de línguas, principalmente através do desenvolvimento das habilidades ler, ouvir, falar e escrever. Destacou-se, então, trechos dos PCNs e de reconhecidos teóricos da área que comprovam tal objetivo e a necessidade do "deslocamento do eixo das estruturas gramaticais para situar a reflexão sobre a língua no campo do discurso em seu contexto sociointerativo", conforme Nascimento (2009). Daí, ressaltou-se a importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas.
Defendeu-se, na sequência, a crença de que a aprendizagem ocorre através do desenvolvimento de habilidades/competências e da formação de conceitos.
Apresentou-se uma hierarquização das habilidades da língua e os conceitos que devem ser formados a partir do desenvolvimento de tais habilidades, ao final do Ensino Fundamental.
Por fim, foram socializados exemplos de atividades que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e consequente formação de conceitos em língua portuguesa e estrangeira.
Comentou-se, então, a convergência da proposta do programa Gestar II às concepções de aprendizagem expostas no encontro, assim como a riqueza do material e a contribuição do programa para a reflexão e o aprimoramento da prática dos docentes.
A seguir, slides utilizados no encontro.

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário