terça-feira, 20 de outubro de 2009

Décimo Quarto Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

No dia 20 de outubro de 2009, turno da manhã, ocorreu mais um encontro do programa no município. O encontro correspondeu à terceira oficina aberta do Gestar II Língua Portuguesa. Neste encontro, foi retomado o tema Projeto a partir do material já trabalhado anteriormente no quarto encontro. Também foram exploradas as orientações constantes no Guia Geral (p.51) a respeito do tema e algumas características que um bom projeto deve apresentar (ver slides abaixo).
As cursistas foram sensibilizadas para a necessidade do projeto contemplar a interdisciplinariedade com uma atividade de confecção de um boneco de massinha de modelar. Para a atividade, a turma foi dividida em dois grupos. Os componentes do grupo1 foram organizados em um círculo e cada componente recebeu quantidades diferentes de massinha. Foi solicitado ao grupo, a seguir, que confeccionassem um boneco utilizando toda a massinha disponibilizada. O grupo2 foi organizado em uma fila, cada componente do grupo sentado em frente ao outro, de forma que não pudessem visualizar o trabalho que os demais colegas desenvolviam. Também foram distribuídas quantidades diferentes de massinha a cada componente do grupo, porém com tarefas distintas. Assim, a um componente foi solicitado que fizesse a cabeça de um boneco, a outro, o tronco e uma perna, a um terceiro, uma perna, a outro, um braço, e, ao último, outro braço. Após a modelagem, solicitou-se que o grupo juntasse as partes e montasse um boneco. (ver abaixo fotos dos bonecos produzidos e das cursistas confeccionando-os).
Dando sequência à atividade, os bonecos confeccionados foram dispostos lado a lado e comparados. Neste momento, ficou visível a harmonia do boneco do grupo1 e a desarmonia do boneco produzido pelo grupo2. A formadora e as cursistas, então, teceram comentários a respeito da importância do trabalho interdisciplinar no planejamento e desenvolvimento do projeto na escola. Comentou-se que cada quantidade de material entregue às cursistas pode ser comparada com a diferente carga horária de cada componente curricular. Os bonecos foram comparados ao produto final do projeto e aos resultados diferenciados quando ocorre ou não o trabalho interdisciplinar. A atividade estimulou as cursistas a perceberem a necessidade de parceria com os colegas das demais disciplinas na escola para a realização do projeto a ser desenvolvimento e implementado.Em seguida, foram socializados e analisados, no grande grupo, os esboços de cada cursista sobre o projeto. Neste momento, foram esclarecidas dúvidas, realizados encaminhamentos, compartilhadas experiências e apontadas sugestões. Também ocorreu o relato de alguns Avançando na Prática desenvolvidos pelas cursistas.












0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário