sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Décimo Sétimo Encontro do Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa


No dia 19 de novembro de 2009, na biblioteca da Secretaria Municipal da Educação do município de Caxias do Sul, ocorreu o décimo sétimo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa. No encontro, cursistas e formadora assistiram o documentário Língua: vidas em português.
O documentário proporcionou a reflexão sobre as funções da língua, dando ênfase à perpetuação da cultura, ao saudosismo e à expressão dos sentimentos. Dentre os apontamentos feitos pelas cursistas, a partir do documentário, salientou-se o que concluiu que através da língua o ser humano identifica-se, busca sua origem, sua história. Assim, para as pessoas que estão distante do seu país de origem, a sua língua materna é crucial para sua identificação.
No encontro também explorou-se a unidade 2 do TP1. Esta unidade, intitulada “Variantes linguísticas: desfazendo equívocos”, abordou as duas modalidades da língua (a oral e a escrita) como igualmente importantes e apresentando possibilidades de uso tanto do registro formal quanto do informal.
As cursistas comentaram a importância de explorar gêneros orais em sala de aula. Segundo elas, há uma tendência de trabalho com gêneros escritos, mas, sem dúvida, é preciso proporcionar aos alunos a oportunidade de falar, nos contextos mais variados.





0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário