sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Décimo Oitavo Encontro Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa








O décimo oitavo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul ocorreu na noite do dia 26 de novembro de 2009. No encontro, foram exploradas as unidades 03 e 04, do TP1, e a unidade 05, do TP2 (fotos acima).
A unidade 03, intitulada “O texto como centro das experiências no ensino da língua”, trouxe a importância de focar no texto todo o trabalho a ser proporcionado nas aulas de língua portuguesa, sempre buscando o desenvolvimento das habilidades de ler, ouvir, escrever, falar e da competência sociocomunicativa dos alunos.
O tema da unidade 04 é a intertextualidade. Formadora e cursistas refletiram sobre aspectos relevantes ao explorarmos o tema, tais como: a presença da intertextualidade em todas as interações humanas, as formas mais visíveis de intertextualidade (paráfrase, paródia, pastiche, citação, epígrafe, alusão e referência) e a importância da análise dos pontos de vista.
A unidade 05, por sua vez, enfatiza o lugar, no projeto de ensino-aprendizagem da língua, de três concepções de gramática (a interna, a descritiva e a normativa), procurando mostrar que não se pode usar uma língua sem usar a sua gramática. Foram feitos comentários relevantes por parte das cursistas sobre a importância de refletirmos sobre nossas práticas, avaliando resultados e procurando estratégias novas diante das dificuldades que ainda persistem. Segundo elas, o programa Gestar II proporcionou esse momento de reflexão e apontou novos caminhos à sua prática pedagógica.
A seguir, slides utilizados no encontro.




0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário