segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Décimo Nono Encontro do Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

Na noite de 03 de dezembro de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, aconteceu o penúltimo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa. No encontro, exploraram-se as unidades 06, 07 e 08 do TP2.
A unidade 06 do referido caderno de Teoria e Prática tem como tema “A frase e sua organização” e mostra como cada texto é constituído por frases, escolhidas pelo locutor (falante ou escritor) segundo as condições de comunicação e que poderiam ter estruturas muito diversas em outra situação. Novamente aqui se ressaltou que, no trabalho com a linguagem, faz-se necessário criar para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que eles possam apropriar-se dos mais diferentes tipos de organização da frase.
Por sua vez, a unidade 07, intitulada “A arte: formas e função”, traz a arte como uma forma de conhecimento que está muito relacionada como o nosso cotidiano, sendo de fácil acesso e produção, embora as manifestações artísticas tenham cada vez mais interseções, criando formas híbridas de arte. As principais características da arte (fantasia, interpretação da realidade, conotação e paixão pela forma) criam um papel importante para a mesma, pois por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re)interpretação do mundo. Assim, ao procurar expressar-se, o artista convida o próprio leitor a desvendar o mundo.
Já a unidade 08, “Linguagem figurada”, mostra que o uso de figuras de linguagem é um dos vários elementos que concorrem para gerar, na linguagem literária, um texto de caráter estético, embora não seja o único elemento. A unidade também mostra que, embora a maioria das pessoas não se inscreva no rol dos literatos, os artistas da palavra, todas elas fazem uso de muitas figuras de linguagem. São exploradas nesta unidade figuras de palavras (metonímia e metáfora), figuras ligadas ao campo sonoro do texto (aliteração e onomatopéia) e à morfossintaxe (pleonasmo). A unidade ressalta, desta forma, que o uso das figuras por si só não cria o valor estético do texto, mas sim seu uso em condições de sublinhar a significação do texto, a visão de mundo ou as emoções que o autor quer transmitir ao leitor.


Abaixo, fotos do encontro e slides utilizados no mesmo.




















0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário