sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Oitavo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul(RS) - Gerusa
domingo, 23 de agosto de 2009
Sétimo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Produções das cursistas - Gestar II LP - Caxias do Sul (RS) - Gerusa
CONDE VLAD: Um dos meus truques é dormir oito horas por dia, no mínimo. Me recolho ao meu confortável caixão de madeira de lei logo que o Sol desponta pela manhã.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Sexto Encontro Gestar II LP - Caxias do Sul (RS) - Gerusa
Na noite do dia 16 de julho de 2009, coordenadora pedagógica, formadora e cursistas reuniram-se para o sexto encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul.
Nesse encontro, foram trabalhadas as unidades 13 e 14 do TP4. As cursistas participaram do encontro com apontamentos feitos a partir dos estudos das referidas unidades e apresentando a Lição de Casa selecionada a aplicada aos alunos durante a semana. No encontro, foram exploradas também atividades constantes do AAA4. Segundo cursistas, as atividades dos AAAs são muito boas e criativas e o material do Gestar está sendo muito útil aos planejamentos de suas aulas, com adaptações às séries e às particularidades das turmas que atendem, é claro.
Abaixo, fotos do encontro e slides das unidades.
domingo, 19 de julho de 2009
Quinto Encontro Gestar II LP - Caxias do Sul (RS) - Gerusa
O quinto encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa, no município de Caxias do Sul, aconteceu no dia 07 de julho de 2009, no turno da manhã. No encontro, foram socializados os estudos das unidades 11 e 12 (TP3), realizados anteriormente pelas cursistas. No encontro também foram sugeridas e vivenciadas diferentes situações de produção textual envolvendo os tipos textuais explorados nessas unidades (narração, descrição, injunção, predição e dissertação). Além disso, as professoras cursistas relataram as aplicações aos alunos de um "Avançando na Prática" por elas selecionado.
Ao final do encontro e com o término do TP3, pode-se constatar que as cursistas percebem a importância da exploração de diferentes gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, assim como nas aulas de todas as demais disciplinas.
Ficou clara, também, no encontro, a necessidade de trabalhar, desde a 5ª série (6º ano), com diferentes sequências tipológicas, uma vez que não existem textos exclusivamente narrativos ou descritivos, por exemplo, e que todo texto contempla sempre mais do que uma sequência tipológica.
O trabalho levou, além disso, à constatação de que um ensino centrado na linguagem como interação não se esgota no estudo das regras gramaticais, que é fundamental ir mais além e despertar nos alunos a consciência de que nos comunicamos por textos, por gêneros, não por palavras isoladas...
A seguir, os slides do encontro.
sábado, 4 de julho de 2009
Perfil das Cursistas - Gestar II LP em Caxias do Sul - Gerusa
Denize Aline Nobre Caldeira - Professora de Português, com especialização em Psicopedagogia Clínica, 40 anos, casada, um filho, é professora da rede municipal citada acima (20h) e leciona na E.M.E.F Tancredo de Almeida Neves. Ela atua em classes de 7ª série, atendendo um total de 90 educandos, moradores de bairros da periferia do município/estado respectivamente. Após diagnose inicial, verificou-se que desse público-alvo, trinta (30) alunos apresentam baixo rendimento, com graves problemas de produção textual e oral, vocabulário e ortografia. Cinquenta e dois(52) são estudantes regulares e apresentam produção escrita e oral com problemas de coerência, coesão e estilística.Quinze (15) destacam-se dos demais pelo ótimo aproveitamento cognitivo, mas apresentam alguma dificuldade em transitar entre Gêneros Textuais diversos. Três (3) estudantes possuem limitações cognitivas moderadas, esses alunos encontram-se incluídos e não recebem atendimento especializado que atenda às suas limitações. Na grade horária com 05 aulas semanais, a professora utiliza uma (01) aula por turma para dedicar-se à proposta pedagógica do Gestar II, no entanto, durante a semana, equilibra as estratégias pedagógicas tradicionais com as sugestões dos cadernos.
Fernanda de Assunção Pinto Reis – licenciada em Letras: Língua Portuguesa e especialista em Informática Educativa. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Informática Educativa, na Rede Municipal de Caxias do Sul. Atua, no turno da manhã, na EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’Anna, onde atende alunos de oitava série, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ensino Religioso. No turno da tarde atua no Laboratório de Informática Educativa da EMEF José Protázio Soares de Souza, com alunos de I e II ciclos do Ensino Fundamental. A professora leciona Língua Portuguesa a oitenta e sete alunos de oitava série, divididos em três turmas, com carga-horária de quatro aulas semanais. Os discentes apresentam dificuldades ortográficas e de coesão textual. Até o início deste ano letivo não tinham conhecimento sobre “gêneros textuais”, compreendendo como classificação textual a narração e a descrição. No momento, estão em fase de reconhecimento dos gêneros textuais, tipologia e suporte.
Beatris Zaunazzi – professora da rede de ensino de Caxias do Sul, 20horas, com especialização em Literatura Infanto-Juvenil. Atualmente exerce a função de Diretora da EMEF José Bonifácio em seu segundo mandato, permanecendo na escola 40h semanais. Sua maior preocupação é com o aspecto pedagógico: alunos com muita dificuldade em ler, escrever, compreender e interpretar dados, informações que estão no dia a dia de todo cidadão. Esteve fazendo parceria com a professora titular de Língua Portuguesa em sua escola, a professora Silvia Andrighetti, para realizar as práticas em sala de aula. A turma selecionada para as práticas foi a oitava série por ser o grupo de alunos que ainda tem muitas dificuldade nas áreas acima citadas. A professora Beatris juntamente com a professora Silvia estará em contato com a turma uma vez por semana para executar as atividades que venham a melhorar a leitura e produção textual dos alunos. Alem desse momento, as duas estarão em permanente troca para que as atividades não sejam isoladas, mas fazendo parte de uma unidade de ensino.
Siliane Marion Paim, licenciada em Letras pela UCS. Professora da rede municipal com carga horária de 20h na escola Ester Benvenutti, localizada no bairro Fátima, na qual atende a duas turmas de sétima série em Língua Portuguesa e uma turma de quinta série, três turmas de sexta série e duas turmas de sétima série em Ensino Religioso, totalizando 290 educandos. Professora também da rede estadual, com carga horária de 20h no ensino médio da escola Evaristo de Antoni, localizada no bairro São José, na qual atende a três turmas de primeiro ano em Língua Portuguesa, quatro turmas de primeiro ano, duas turmas de segundo ano e uma turma de terceiro ano em Literatura, totalizando 350 alunos.
Liamar Andrea Kerber – Educadora, com formação em Letras Licenciatura Plena, com curso de especialização na Área de Deficiência Mental, perfazendo total de 300 hs, 38 anos, casada, é professora da rede municipal de Caxias do Sul (20h) e leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Quintana, localizada no bairro Diamantino. Ela atua em classes do 7º ao 9º ano, atendendo um total de 70 educandos, em sua maioria, moradores de um bairro de periferia. Após diagnose inicial, verificou-se que, desse público-alvo 30% dos alunos apresentam baixo rendimento e dificuldades de análise e compreensão, produção textual e oral. Dez (10) alunos estão fora da faixa etária, três (03) são egressos de classe especial e apresentam muitas dificuldades de compreensão. Os demais demonstram algumas dificuldades de transitar entre Gêneros Textuais. Os alunos que apresentam maiores dificuldades recebem atendimento na sala de recursos e também através do Apoio Pedagógico. A escola é organizada por Ciclos de Formação e os educandos com mais dificuldades estão em Progressão Continuada na Área de Linguagem o que contribui para superar suas limitações. Na grade horária com 04 aulas semanais, a professora utiliza 01 aula semanal para dedicar-se integralmente à proposta pedagógica do Gestar II, no entanto, durante a semana são utilizadas estratégias pedagógicas voltadas para a construção de conceitos fundamentais da linguagem através do lúdico, da leitura e interação entre as diferentes áreas do saber.