domingo, 19 de julho de 2009

Quinto Encontro Gestar II LP - Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O quinto encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa, no município de Caxias do Sul, aconteceu no dia 07 de julho de 2009, no turno da manhã. No encontro, foram socializados os estudos das unidades 11 e 12 (TP3), realizados anteriormente pelas cursistas. No encontro também foram sugeridas e vivenciadas diferentes situações de produção textual envolvendo os tipos textuais explorados nessas unidades (narração, descrição, injunção, predição e dissertação). Além disso, as professoras cursistas relataram as aplicações aos alunos de um "Avançando na Prática" por elas selecionado.

Ao final do encontro e com o término do TP3, pode-se constatar que as cursistas percebem a importância da exploração de diferentes gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, assim como nas aulas de todas as demais disciplinas.

Ficou clara, também, no encontro, a necessidade de trabalhar, desde a 5ª série (6º ano), com diferentes sequências tipológicas, uma vez que não existem textos exclusivamente narrativos ou descritivos, por exemplo, e que todo texto contempla sempre mais do que uma sequência tipológica.

O trabalho levou, além disso, à constatação de que um ensino centrado na linguagem como interação não se esgota no estudo das regras gramaticais, que é fundamental ir mais além e despertar nos alunos a consciência de que nos comunicamos por textos, por gêneros, não por palavras isoladas...

A seguir, os slides do encontro.



1 comentários:

Carla disse...

Gerusa, seu blog está muito bom, dá para aprender muito. As ideias estão muito bem apresentadas, com retomada dos encontros anteriores e projeções. Mostra que tem um bom planejamento. Parabéns!
Carla

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário