quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vigésimo Encontro do Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa









No dia 08 de dezembro de 2009, formadora e cursistas do Gestar II Língua Portuguesa reuniram-se para o último encontro do programa no município. O encontro proporcionou a socialização do projeto de cada cursista para o grupo.
Percebeu-se, com a apresentação, que as práticas pedagógicas das cursistas foram qualificadas ao longo do programa. Todos os projetos exploraram a diversidade de gêneros textuais e, muitos deles, gêneros orais.
É relevante lembrar que alguns projetos já foram implementados este ano e outros serão concretizados somente em 2010.
O incentivo à leitura também motivou alguns projetos. Além disso, percebe-se um encadeamento de ações nos projetos, todas voltadas para um fim comum. As cursistas também contemplaram diferentes temas, conforme as necessidades detectadas em suas turmas ao longo do ano ou em anos anteriores.
A seguir, encontramos os títulos dos projetos com o nome das respectivas cursistas:
1. Música na sala de aula – Gládis R. O. da Costa
2. Recordar é viver – Madalena Pretto
3. Vivenciando a magia das palavras – Patrícia Basso
4. O amor – Denize Caldeira
5. Leitura: prazer e propaganda – Fernanda Montemezzo
6. Minha vida escolar – Fernanda de A. Pinto Reis
7. Leitura na escola - Marlene Bossle
8. Contos: o sabor das histórias – Siliane Marion Paim
Verificou-se que a socialização dos projetos proporcionou um momento de contemplação e apreciação do crescimento profissional de cada cursista pelas demais colegas e formadora. E isso foi gratificante a todo grupo, demonstrando que uma reestruturação do currículo da disciplina de língua portuguesa, além de necessária, não é utopia, mas uma realidade possível de ser concretizada através da conscientização dos profissionais e da formação continuada.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Décimo Nono Encontro do Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

Na noite de 03 de dezembro de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, aconteceu o penúltimo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa. No encontro, exploraram-se as unidades 06, 07 e 08 do TP2.
A unidade 06 do referido caderno de Teoria e Prática tem como tema “A frase e sua organização” e mostra como cada texto é constituído por frases, escolhidas pelo locutor (falante ou escritor) segundo as condições de comunicação e que poderiam ter estruturas muito diversas em outra situação. Novamente aqui se ressaltou que, no trabalho com a linguagem, faz-se necessário criar para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que eles possam apropriar-se dos mais diferentes tipos de organização da frase.
Por sua vez, a unidade 07, intitulada “A arte: formas e função”, traz a arte como uma forma de conhecimento que está muito relacionada como o nosso cotidiano, sendo de fácil acesso e produção, embora as manifestações artísticas tenham cada vez mais interseções, criando formas híbridas de arte. As principais características da arte (fantasia, interpretação da realidade, conotação e paixão pela forma) criam um papel importante para a mesma, pois por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re)interpretação do mundo. Assim, ao procurar expressar-se, o artista convida o próprio leitor a desvendar o mundo.
Já a unidade 08, “Linguagem figurada”, mostra que o uso de figuras de linguagem é um dos vários elementos que concorrem para gerar, na linguagem literária, um texto de caráter estético, embora não seja o único elemento. A unidade também mostra que, embora a maioria das pessoas não se inscreva no rol dos literatos, os artistas da palavra, todas elas fazem uso de muitas figuras de linguagem. São exploradas nesta unidade figuras de palavras (metonímia e metáfora), figuras ligadas ao campo sonoro do texto (aliteração e onomatopéia) e à morfossintaxe (pleonasmo). A unidade ressalta, desta forma, que o uso das figuras por si só não cria o valor estético do texto, mas sim seu uso em condições de sublinhar a significação do texto, a visão de mundo ou as emoções que o autor quer transmitir ao leitor.


Abaixo, fotos do encontro e slides utilizados no mesmo.




















sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Décimo Oitavo Encontro Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa








O décimo oitavo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul ocorreu na noite do dia 26 de novembro de 2009. No encontro, foram exploradas as unidades 03 e 04, do TP1, e a unidade 05, do TP2 (fotos acima).
A unidade 03, intitulada “O texto como centro das experiências no ensino da língua”, trouxe a importância de focar no texto todo o trabalho a ser proporcionado nas aulas de língua portuguesa, sempre buscando o desenvolvimento das habilidades de ler, ouvir, escrever, falar e da competência sociocomunicativa dos alunos.
O tema da unidade 04 é a intertextualidade. Formadora e cursistas refletiram sobre aspectos relevantes ao explorarmos o tema, tais como: a presença da intertextualidade em todas as interações humanas, as formas mais visíveis de intertextualidade (paráfrase, paródia, pastiche, citação, epígrafe, alusão e referência) e a importância da análise dos pontos de vista.
A unidade 05, por sua vez, enfatiza o lugar, no projeto de ensino-aprendizagem da língua, de três concepções de gramática (a interna, a descritiva e a normativa), procurando mostrar que não se pode usar uma língua sem usar a sua gramática. Foram feitos comentários relevantes por parte das cursistas sobre a importância de refletirmos sobre nossas práticas, avaliando resultados e procurando estratégias novas diante das dificuldades que ainda persistem. Segundo elas, o programa Gestar II proporcionou esse momento de reflexão e apontou novos caminhos à sua prática pedagógica.
A seguir, slides utilizados no encontro.




Décimo Sétimo Encontro do Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa


No dia 19 de novembro de 2009, na biblioteca da Secretaria Municipal da Educação do município de Caxias do Sul, ocorreu o décimo sétimo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa. No encontro, cursistas e formadora assistiram o documentário Língua: vidas em português.
O documentário proporcionou a reflexão sobre as funções da língua, dando ênfase à perpetuação da cultura, ao saudosismo e à expressão dos sentimentos. Dentre os apontamentos feitos pelas cursistas, a partir do documentário, salientou-se o que concluiu que através da língua o ser humano identifica-se, busca sua origem, sua história. Assim, para as pessoas que estão distante do seu país de origem, a sua língua materna é crucial para sua identificação.
No encontro também explorou-se a unidade 2 do TP1. Esta unidade, intitulada “Variantes linguísticas: desfazendo equívocos”, abordou as duas modalidades da língua (a oral e a escrita) como igualmente importantes e apresentando possibilidades de uso tanto do registro formal quanto do informal.
As cursistas comentaram a importância de explorar gêneros orais em sala de aula. Segundo elas, há uma tendência de trabalho com gêneros escritos, mas, sem dúvida, é preciso proporcionar aos alunos a oportunidade de falar, nos contextos mais variados.