quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Décimo Sexto Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa



























Na manhã do dia 10 de novembro de 2009, no auditório da Secretaria Municipal da Educação do município de Caxias do Sul, ocorreu o décimo sexto encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa. No encontro, cursistas e formadora deram continuidade às apresentações de obras literárias indicadas aos adolescentes e ao estudo da unidade 24 do TP6, que explora este tema.
Na continuidade do encontro, iniciou-se a exploração do TP1, através da unidade 01, intitulada Variantes linguísticas: dialetos e registros. A exploração da unidade revelou-se extremamente pertinente aos estudos até então realizados. A necessidade do respeito a todas as variações da língua e da adequação da língua a cada situação enunciativa foram conclusões importantes a que cursistas chegaram ao final do encontro.
Os exemplos trazidos ao encontro para ilustrar os aspectos abordados na unidade 01, principalmente apontando dialetos característicos de diferentes estados brasileiros, proporcionaram momentos de descontração e divertimento entre cursistas e formadora.
Seguem abaixo slides do encontro.