sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Décimo Quinto Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O décimo quinto encontro do Gestar II Língua Portuguesa, em Caxias do Sul, ocorreu no dia 29 de outubro de 2009, à noite. No encontro, deu-se continuidade aos estudos da unidade 23 do TP6 e, em seguida, explorou-se a unidade 24 do mesmo TP, que aborda a questão da literatura para adolescentes. Salientou-se no encontro a importância de incentivar a leitura literária dos alunos, bem como a função que tal literatura tem ao proporcionar reflexões a respeito da condição humana, o que é fundamental para o exercício da plena cidadania.
Foram socializadas obras que a formadora e as cursistas trouxeram para o encontro. Ao analisarem-se as obras constatou-se que elas são indicadas para o trabalho com alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, possuem características adequadas a este público e proporcionam a exploração de temas já contemplados nos estudos realizados ao longo do Programa Gestar II.
O encontro foi bem significativo, pois possibilitou o compartilhamento de material e experiências pelas cursistas e formadora.
Abaixo, slides utilizados no encontro.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Décimo Quarto Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

No dia 20 de outubro de 2009, turno da manhã, ocorreu mais um encontro do programa no município. O encontro correspondeu à terceira oficina aberta do Gestar II Língua Portuguesa. Neste encontro, foi retomado o tema Projeto a partir do material já trabalhado anteriormente no quarto encontro. Também foram exploradas as orientações constantes no Guia Geral (p.51) a respeito do tema e algumas características que um bom projeto deve apresentar (ver slides abaixo).
As cursistas foram sensibilizadas para a necessidade do projeto contemplar a interdisciplinariedade com uma atividade de confecção de um boneco de massinha de modelar. Para a atividade, a turma foi dividida em dois grupos. Os componentes do grupo1 foram organizados em um círculo e cada componente recebeu quantidades diferentes de massinha. Foi solicitado ao grupo, a seguir, que confeccionassem um boneco utilizando toda a massinha disponibilizada. O grupo2 foi organizado em uma fila, cada componente do grupo sentado em frente ao outro, de forma que não pudessem visualizar o trabalho que os demais colegas desenvolviam. Também foram distribuídas quantidades diferentes de massinha a cada componente do grupo, porém com tarefas distintas. Assim, a um componente foi solicitado que fizesse a cabeça de um boneco, a outro, o tronco e uma perna, a um terceiro, uma perna, a outro, um braço, e, ao último, outro braço. Após a modelagem, solicitou-se que o grupo juntasse as partes e montasse um boneco. (ver abaixo fotos dos bonecos produzidos e das cursistas confeccionando-os).
Dando sequência à atividade, os bonecos confeccionados foram dispostos lado a lado e comparados. Neste momento, ficou visível a harmonia do boneco do grupo1 e a desarmonia do boneco produzido pelo grupo2. A formadora e as cursistas, então, teceram comentários a respeito da importância do trabalho interdisciplinar no planejamento e desenvolvimento do projeto na escola. Comentou-se que cada quantidade de material entregue às cursistas pode ser comparada com a diferente carga horária de cada componente curricular. Os bonecos foram comparados ao produto final do projeto e aos resultados diferenciados quando ocorre ou não o trabalho interdisciplinar. A atividade estimulou as cursistas a perceberem a necessidade de parceria com os colegas das demais disciplinas na escola para a realização do projeto a ser desenvolvimento e implementado.Em seguida, foram socializados e analisados, no grande grupo, os esboços de cada cursista sobre o projeto. Neste momento, foram esclarecidas dúvidas, realizados encaminhamentos, compartilhadas experiências e apontadas sugestões. Também ocorreu o relato de alguns Avançando na Prática desenvolvidos pelas cursistas.












Décimo Terceiro Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O décimo terceiro encontro do Gestar II Língua Portuguesa, em Caxias do Sul, ocorreu na noite do dia 14 de outubro de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação. No encontro foi explorada a unidade 22 do TP6, intitulada Produção Textual: planejamento e escrita, e parte da unidade 23 (TP6), intitulada O processo de produção textual: revisão e edição.
No encontro foi proporcionada uma atividade de análise de produção de um aluno e planejamento de atividades/estratégias do professor que estimulem a revisão e edição do texto pelos alunos, em um trabalho coletivo da turma. A proposta concretizou o uso dos estudos das unidades pelas cursistas em uma situação real de ensino-aprendizagem. Houve reflexão sobre as estratégias que surgiram e a constatação da importância de proporcionar aos alunos momentos de exploração de textos de sua autoria, bem como de revisão e reescrita dos mesmos.
As cursistas constataram que as dificuldades relacionadas à produção textual dos alunos de diferentes escolas da rede municipal de ensino são semelhantes e que é preciso auxiliar os alunos a conscientizarem-se sobre tais dificuldades e mostrar alternativas de como saná-las. Dentre as dificuldades relacionadas à produção, citaram: repetição de elos coesivos, erros ortográficos, frases muito longas, pouca pontuação, dentre outras.
Também citou-se a necessidade de explorar apenas uma ou duas dificuldades de cada vez para não sobrecarregar os alunos, assim como a necessidade de proporcionar diferentes tipos de exercícios e atividades.

Confira abaixo os slides utilizados no encontro.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Décimo Segundo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O décimo segundo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul ocorreu no dia 08 de outubro de 2009. Neste encontro, inicialmente, formadora e cursistas analisaram as possibilidades de exploração de um anúncio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), sugeridas por Irandé Antunes no livro Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. Através desta análise, cursistas sensibilizaram-se com a contribuição que a exploração adequada de um texto, através da leitura, compreensão e interpretação mediada pelo professor, pode trazer para o desenvolvimento de habilidades e da competência comunicativa dos alunos. Foi relevante lembrar, durante a análise, que a atividade explorou minuciosamente todos os recursos utilizados pelo autor do anúncio e que, ao explorarmos um texto com os alunos, devemos contemplar apenas alguns aspectos de cada vez, para o trabalho não se tornar exaustivo para eles.
Na sequência do encontro, foram socializados os estudos da unidade 21 do TP6 (Leitura e Processos de Escrita II) e alguns relatos de atividades desenvolvidas pelas cursistas com os alunos.
No encontro, foi vivenciado, também, um Júri Simulado a partir de um caso fictício de aborto. As cursistas, durante o Júri, mostraram-se empolgadas e empenhadas na função de defesa e acusação do caso, fazendo uso consciente de tipos de argumentação abordados na unidade estudada.
A seguir, fotos e slides do encontro.