quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Segunda Etapa de Formação do Programa Gestar II em Porto Alegre (RS)

De 28 de setembro a 02 de outubro de 2009, ocorreu a segunda etapa de formação do programa Gestar II na Uniritter, em Porto Alegre. Nessa etapa, professores-formadores de todos os municípios do Rio Grande do Sul reuniram-se com os profissionais da Universidade de Brasília (UnB) para compartilharem suas experiências e prepararem-se para os próximos meses da formação em seus respectivos municípios. Uma das atividades desenvolvidas durante essa semana de formação foi a produção de um texto relatando aspectos relacionados à execução do Gestar II até o presente momento.
Abaixo encontra-se um dos textos produzidos pelo grupo de formadoras do qual eu participei.
A primeira etapa do Gestar II foi um marco importante para as mudanças na visão do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos municípios do Rio Grande do Sul.
Nessa primeira etapa, percebeu-se que os professores-cursistas do Gestar II selecionavam as atividades a serem trabalhadas com seus alunos primeiramente pelo interesse que despertavam neles mesmos. Após, avaliavam a relação dos conhecimentos prévios dos alunos com o contexto sociocomunicativo proporcionado pela atividade.
Constatou-se, também, que, a partir do primeiro encontro, referente ao TP3 e que abordava o tema gêneros textuais e tipologias, os cursistas passaram a valorizar a escolha dos gêneros para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Acreditamos que na etapa em que nos encontramos ainda não há clareza quanto à ideia de linearidade por parte dos cursistas, mas que isso poderá se concretizar no planejamento e na aplicação do projeto.
Na nossa visão de formador, a grande dificuldade da primeira etapa do programa foi o professor-cursista desacomodar-se. Já na visão dos cursistas, os grandes problemas foram o tempo que as atividades demandam e a deficiência na compreensão e produção textual dos alunos.
Na avaliação das produções escritas dos alunos, os professores-cursistas percebem falta de organização das ideias decorrentes da dificuldade de abstração. A re-estruturação e a re-escrita dos trabalhos dos alunos já é realizada, porém muitos professores não sabem se executam essa atividade de maneira adequada.
Através da socialização dos TPs, os professores qualificaram suas estratégias para levar os alunos à compreensão textual. Houve uma mudança de foco do ensino para o como o aluno aprende. Da mesma forma, ocorreu a valorização do tempo destinado ao planejamento das aulas.
Como parte indispensável dos TPs, os "Avançando na Prática" vieram para pôr em prática as teorias. Os temas mais contemplados nos "Avançando na Prática" selecionados pelos cursistas foram os relacionados aos gêneros textuais, à estilística, à coesão e à coerência.
Os professores ainda utilizam questões gramaticais descontextualizadas em suas práticas. Nesse sentido, o Gestar vem exercer a função de mudar a concepção desses educadores, trazendo a prática sociointeracionista da língua, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, e dando o suporte teórico-prático necessário para a formação dos professores.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Décimo Primeiro Encontro do Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

Na noite do dia 24 de setembro de 2009, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, formadora e cursistas do Gestar II Língua Portuguesa reuniram-se para mais um encontro do programa. Nesse encontro, foram exploradas as unidades 19 (iniciada no encontro do dia 03/09) e 20 do TP5. Tais unidades, ao desenvolver o tema coesão e relações lógicas no texto, contribuíram significativamente para a percepção do trabalho a ser proporcionado aos alunos se procuramos que os mesmos desenvolvam habilidades relacionadas à construção de sentidos. Os temas desenvolvidos nessas unidades relacionaram-se diretamente com o tema do encontro anterior, no qual falou-se sobre as principais habilidades e conceitos que devem ser respectivamente desenvolvidas e formados pelos alunos ao final do Ensino Fundamental. Também foi realizada uma avaliação escrita do programa pelas cursistas do município nesse encontro. Na avaliação, as cursistas relataram a significativa contribuição do programa à sua prática docente, bem como a riqueza do material e a importância dos encontros presenciais para o compartilhamento de experiências, expectativas, dificuldades e soluções.
Abaixo seguem slides e fotos do encontro.





















sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Décimo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

No dia 15 de setembro de 2009, as cursistas do Gestar II participaram do Encontro por Área dos professores de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira do município de Caxias do Sul, promovido pela Secretaria Municipal da Educação. O encontro constituiu-se na segunda Oficina Aberta do programa e teve como tema a reestruturação curricular.
O encontro iniciou com a exposição dos motivos que tornam a reestruturação curricular uma necessidade emergente, dentre eles: a mudança do foco "como ensinar" para "como se aprende"e a grande dificuldade de leitura e escrita dos alunos, constatada através das avaliações externas.
Em seguida, citou-se o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos como o objetivo maior das disciplinas de línguas, principalmente através do desenvolvimento das habilidades ler, ouvir, falar e escrever. Destacou-se, então, trechos dos PCNs e de reconhecidos teóricos da área que comprovam tal objetivo e a necessidade do "deslocamento do eixo das estruturas gramaticais para situar a reflexão sobre a língua no campo do discurso em seu contexto sociointerativo", conforme Nascimento (2009). Daí, ressaltou-se a importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas.
Defendeu-se, na sequência, a crença de que a aprendizagem ocorre através do desenvolvimento de habilidades/competências e da formação de conceitos.
Apresentou-se uma hierarquização das habilidades da língua e os conceitos que devem ser formados a partir do desenvolvimento de tais habilidades, ao final do Ensino Fundamental.
Por fim, foram socializados exemplos de atividades que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e consequente formação de conceitos em língua portuguesa e estrangeira.
Comentou-se, então, a convergência da proposta do programa Gestar II às concepções de aprendizagem expostas no encontro, assim como a riqueza do material e a contribuição do programa para a reflexão e o aprimoramento da prática dos docentes.
A seguir, slides utilizados no encontro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Nono Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

Na última quinta-feira à noite, dia 03/09/09, as cursistas do programa de formação continuada Gestar II Língua Portuguesa do município de Caxias do Sul reuniram-se para o nono encontro do programa. Neste encontro, foi explorada a unidade 18 e parte da unidade 19 do TP5. As temáticas das referidas unidades (coerência e coesão textual, respectivamente) foram citadas pelas cursistas como duas das principais dificuldades apresentadas pelos alunos nas suas produções. Assim, tais temáticas mostraram-se extremamente pertinentes durante o encontro, incentivando a participação das cursistas com comentários sobre suas aulas, socialização de atividades que já realizaram e que surtiram bons resultados, o que enriqueceu muito o encontro. As cursistas puderam, também, vivenciar propostas de atividades que exploram esses assuntos (ver fotos), fazendo com que os alunos percebam a importância da coerência e da coesão para a construção da unidade de sentido de seus textos.