sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oitavo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul(RS) - Gerusa






















No dia 27/08/09, formadora, coordenadora pedagógica e cursistas reuniram-se para o oitavo encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul. No encontro, foram socializados os estudos da unidade 17 do TP5 (Estilística), bem como analisados textos que utilizam-se de recursos estilísticos como rima, figuras de linguagem, métrica, dentre outros, para atingir finalidades específicas. Dentre as conclusões do encontro pode-se citar a importância de proporcionar situações em que os alunos reconheçam e explorem recursos estilísticos utilizados em textos de diferentes gêneros para posteriormente, tendo conhecimento destes recursos, poder fazer uso deles, de forma consciente, em suas produções.


domingo, 23 de agosto de 2009

Sétimo Encontro do Gestar II LP em Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O sétimo encontro do Gestar II em Caxias do Sul ocorreu no dia 20/08/2009. No encontro foram trabalhadas as unidades 15 e 16 do TP4. Os estudos anteriores destas unidades, realizados pelas professoras-cursistas, desencadearam discussões relevantes sobre a leitura e a escrita nas aulas de língua portuguesa. Além disso, também foi vivenciada uma atividade de organização de um texto em parágrafos pelas cursistas. A atividade, intitulada "Juntando as partes", foi registrada no vídeo e nas fotos que seguem abaixo. A seguir, encontram-se também os slides utilizados no encontro.






quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Produções das cursistas - Gestar II LP - Caxias do Sul (RS) - Gerusa

No quarto encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa no município de Caxias do Sul, ocorrido no último dia 25/06/2009, as professoras-cursistas vivenciaram um projeto intitulado "Vampiros, vampirescos, vampiróides". O objetivo do projeto era produzir textos de diferentes gêneros, a partir de um tema comum de interesse dos alunos, integrando as áreas do conhecimento.
Abaixo encontram-se postadas as produções das cursistas, que mostraram envolvimento na realização das atividades propostas e, sobretudo, bastante criatividade.

Disciplina: História
Produção: Entrevista com o Conde Vlad
Cursistas: Denize e Siliane


Entrevista com o Conde Vlad

REVISTA TARAS: Qual o segredo de se manter jovem após tantos milênios?
CONDE VLAD: Um dos meus truques é dormir oito horas por dia, no mínimo. Me recolho ao meu confortável caixão de madeira de lei logo que o Sol desponta pela manhã.
TARAS: Que cuidados você tem com a alimentação?
CONDE VLAD: Só compro sangue certificado no Banco de Sangue, livre de qualquer doença contagiosa e com baixos índices de glicose e colesterol. Além disso, equilibro minha dieta seguindo a pirâmide alimentar do Ministério da Saúde.
TARAS: E que atenção você dá à pele?
CONDE VLAD: Cada vez que preciso sair do meu castelo uso e abuso do protetor solar fator 100, que bloqueia totalmente o efeito dos raios solares, mesmo à noite, por causa do reflexo lunar.
TARAS: E como vai o coração? Está batendo mais sedento por alguém?
CONDE VLAD: Esse tem sido um aspecto problemático na minha vida. Estou em terapia há algumas décadas com psicólogos para tratar a minha tara por morder os pescoços das garotas com quem eu fico. Afinal, hoje em dia, o movimento feminista não aceita mais esse comportamento.
TARAS: Deixe uma reflexão para os nossos leitores, aproveitando seus milênios de conhecimentos acumulados.
CONDE VLAD: Não esqueça de escovar seus dentes após uma mordidinha.
TARAS: A revista Taras agradece suas palavras.
CONDE VLAD: O prazer é todo meu.

Disciplina: Geografia
Produção: Guia "Duas Asas" para viajantes
Cursistas: Marlene, Madalena e Fernanda M.


Roteiro de Viagem Inesquecível à Vampirolândia
1º Dia: City tour pela cidade para conhecer os lugares mais assustadores.
2º Dia: Visita ao Museu Histórico dos Vampiros
3º Dia: Degustação dos melhores tipos sanguíneos da região
4º Dia: Prova e compra de mortalhas
5º Dia: Passeio ao cemitério local e experimentações de caixões de última geração
6º Dia: Festa de confraternização com a trilha sonora "Meu doce vampiro" de Rita Lee, danças típicas e desenvolvimento de novas técnicas de mordidas.


Disciplina: Matemática
Produção: Receitas
Cursistas: Marlene, Madalena e Fernanda M.


Bolo Energético para Vampiros


2 bolsas de sangue
1/4 de xícara de mosquitos bem gordinhos
100 gramas de pulgas
20 pernilongos sem asas
1 dúzia de ovos de cobra
2 xícaras de farinha de ossos de um mortal
1/2 copo de açúcar feito do ferrão da abelha

Modo de Preparo:

Certifique-se de que as bolsas de sangue foram colhidas pela manhã. Bate-as e acrescente dez ovos. Reserve. Junte aos poucos a farinha, o açúcar e os pernilongos. Misture por último as pulgas e os mosquitos. Coloque na geladeira por três horas. Decore com teias de aranha e os ovos restantes.


Disciplina: Inglês
Produção: Convite
Cursistas: Fernanda R. e Patrícia


Halloween Party


Venha morrer de medo...
ou matar de rir!

Festa à fantasia!


Data: 31/10
Local: Cemitério Central

Horário: às 23 horas


Muitas gostosuras e travessuras esperam por você!

Prêmio para a melhor fantasia.