segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sexto Encontro Gestar II LP - Caxias do Sul (RS) - Gerusa

Na noite do dia 16 de julho de 2009, coordenadora pedagógica, formadora e cursistas reuniram-se para o sexto encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa em Caxias do Sul.

Nesse encontro, foram trabalhadas as unidades 13 e 14 do TP4. As cursistas participaram do encontro com apontamentos feitos a partir dos estudos das referidas unidades e apresentando a Lição de Casa selecionada a aplicada aos alunos durante a semana. No encontro, foram exploradas também atividades constantes do AAA4. Segundo cursistas, as atividades dos AAAs são muito boas e criativas e o material do Gestar está sendo muito útil aos planejamentos de suas aulas, com adaptações às séries e às particularidades das turmas que atendem, é claro.

Abaixo, fotos do encontro e slides das unidades.





domingo, 19 de julho de 2009

Quinto Encontro Gestar II LP - Caxias do Sul (RS) - Gerusa

O quinto encontro do programa Gestar II Língua Portuguesa, no município de Caxias do Sul, aconteceu no dia 07 de julho de 2009, no turno da manhã. No encontro, foram socializados os estudos das unidades 11 e 12 (TP3), realizados anteriormente pelas cursistas. No encontro também foram sugeridas e vivenciadas diferentes situações de produção textual envolvendo os tipos textuais explorados nessas unidades (narração, descrição, injunção, predição e dissertação). Além disso, as professoras cursistas relataram as aplicações aos alunos de um "Avançando na Prática" por elas selecionado.

Ao final do encontro e com o término do TP3, pode-se constatar que as cursistas percebem a importância da exploração de diferentes gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, assim como nas aulas de todas as demais disciplinas.

Ficou clara, também, no encontro, a necessidade de trabalhar, desde a 5ª série (6º ano), com diferentes sequências tipológicas, uma vez que não existem textos exclusivamente narrativos ou descritivos, por exemplo, e que todo texto contempla sempre mais do que uma sequência tipológica.

O trabalho levou, além disso, à constatação de que um ensino centrado na linguagem como interação não se esgota no estudo das regras gramaticais, que é fundamental ir mais além e despertar nos alunos a consciência de que nos comunicamos por textos, por gêneros, não por palavras isoladas...

A seguir, os slides do encontro.



sábado, 4 de julho de 2009

Fotos do quarto encontro Gestar II LP em Caxias do Sul



Perfil das Cursistas - Gestar II LP em Caxias do Sul - Gerusa

Gladis Rosa Oliveira da Costa, professora de Português, pós-graduada em Literatura Infanto-juvenil, é professora da rede municipal e estadual. Atua em classes do 8º e 9º anos. Na rede estadual atende alunos da EJA- Educação de Jovens e Adultos. Uma das maiores dificuldades enfrentadas na disciplina de Português é a compreensão, interpretação e produção textual. Percebe-se que a maioria dos alunos têm um vocabulário restrito. A grande dificuldade observada é o aluno não conseguir fazer uma relação de significados na leitura, tornando-se uma leitura complicada e incompressível para ele. Isso desmotiva o gosto pela leitura, pois não compreende o que lê. A tecnologia que nos traz recursos extraordinários, muitas vezes se torna um vilão. O orkut, os e-mails facilitam, na verdade, a utilização de mensagens rápidas, codificadas e com muitos erros ortográficos, além da linguagem coloquial demais. Já dizia a Martha Medeiros em uma de suas crônicas ‘’Salvem as vogais”. Esse apelo, certamente, foi feito pelo uso inadequado da nossa língua. E, quanto mais restrito o vocabulário, maior a dificuldade de compreensão. O grande desafio do professor de Português é amenizar essa situação. Buscar estratégias de leitura e produção textual. Como existe uma aula específica de leitura, será possível aplicar com os alunos as propostas pedagógicas do Gestar II, que serão adotadas para promover a leitura e superar as dificuldades citadas acima.

Denize Aline Nobre Caldeira - Professora de Português, com especialização em Psicopedagogia Clínica, 40 anos, casada, um filho, é professora da rede municipal citada acima (20h) e leciona na E.M.E.F Tancredo de Almeida Neves. Ela atua em classes de 7ª série, atendendo um total de 90 educandos, moradores de bairros da periferia do município/estado respectivamente. Após diagnose inicial, verificou-se que desse público-alvo, trinta (30) alunos apresentam baixo rendimento, com graves problemas de produção textual e oral, vocabulário e ortografia. Cinquenta e dois(52) são estudantes regulares e apresentam produção escrita e oral com problemas de coerência, coesão e estilística.Quinze (15) destacam-se dos demais pelo ótimo aproveitamento cognitivo, mas apresentam alguma dificuldade em transitar entre Gêneros Textuais diversos. Três (3) estudantes possuem limitações cognitivas moderadas, esses alunos encontram-se incluídos e não recebem atendimento especializado que atenda às suas limitações. Na grade horária com 05 aulas semanais, a professora utiliza uma (01) aula por turma para dedicar-se à proposta pedagógica do Gestar II, no entanto, durante a semana, equilibra as estratégias pedagógicas tradicionais com as sugestões dos cadernos.

Renata Dallegrave da Fonseca – formada em Letras, com especialização em Deficiências Múltiplas, 27 anos, casada, é professora da rede municipal (40h). Ela atua pela manhã em classes do 6° ao 9º ano, à tarde com o 3º ano. Atende um total de 130 educandos, moradores da periferia do município.

Marlene Netto Bossle – professora, com licenciatura plena em Letras – Português e Literatura, 34 anos, casada, uma filha, trabalha na rede municipal citada acima (20h) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Italo João Balen. Atua em classes da 5ª série, atendendo um total de 99 alunos, em sua maioria, moradores do bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul. Após diagnose inicial verificou-se que, desse público-alvo, vinte e oito (28) alunos apresentam baixo rendimento, produção textual com problemas de estruturação paragrafal, vocabulário e ortografia. Quarenta e oito (48) são alunos considerados regulares, na coesão e coerência. Vinte e um (21) estudantes destacam-se dos demais pelo bom aproveitamento cognitivo, porém a maior parte apresenta dificuldade em transitar entre alguns Gêneros textuais. Dois (02) alunos são portadores de necessidades especiais, com limitação cognitiva e um (01) deles também com limitação física (motora). Os referidos alunos encontram-se incluídos em turmas regulares, no entanto contam com auxílio de um monitor que auxilia nas suas limitações. Na grade horária com 05 aulas semanais, a professora utiliza 01 em uma das turmas para dedicar-se integralmente à proposta pedagógica do gestar II, no entanto, durante a semana, equilibra as estratégias pedagógicas tradicionais com as sugestões dos cadernos nas três (03) turmas em que atua.
Fernanda de Assunção Pinto Reis – licenciada em Letras: Língua Portuguesa e especialista em Informática Educativa. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Informática Educativa, na Rede Municipal de Caxias do Sul. Atua, no turno da manhã, na EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’Anna, onde atende alunos de oitava série, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ensino Religioso. No turno da tarde atua no Laboratório de Informática Educativa da EMEF José Protázio Soares de Souza, com alunos de I e II ciclos do Ensino Fundamental. A professora leciona Língua Portuguesa a oitenta e sete alunos de oitava série, divididos em três turmas, com carga-horária de quatro aulas semanais. Os discentes apresentam dificuldades ortográficas e de coesão textual. Até o início deste ano letivo não tinham conhecimento sobre “gêneros textuais”, compreendendo como classificação textual a narração e a descrição. No momento, estão em fase de reconhecimento dos gêneros textuais, tipologia e suporte.

Patricia Vecini Basso, professora de Língua Portuguesa com Licenciatura Plena em Português/ Espanhol, Pós Graduação em Psicopedagogia e Informática Educativa. Casada, sem filhos, 32 anos. Nomeada 40 horas; 20h pelo município de Flores da Cunha, onde nasceu e 20h no município de Caxias do Sul, onde mora. Em Flores da Cunha, na parte da manhã atua na E.M.E.F Tiradentes, localizada na comunidade de São João, interior da cidade. Nesta escola divide sua carga horária em 11 horas no Laboratório de Informática e 5 horas com Língua Portuguesa para a 4ª série/5º ano. No município de Caxias do Sul, na parte da tarde, está na vice direção da E.M.E.F. Eng. Dario Granja Sant’Anna. Em 1995, a professora abriu mão do estágio do curso de magistério porque preferia trabalhar com crianças maiores - de 5ª à 8ª série, além disso, já estava cursando de Letras da Universidade de Caxias do Sul. O ano de 2009 está sendo diferente dos outros porque nunca trabalhou com 4ª série, nem dividiu sua carga horária com Laboratório de Informática.Segundo a diretora da escola, esta 4ª série é diferente de tudo que ela já viu. Até o ano de 2008, na parte da tarde, a turma era tão agitada que não conseguia se organizar para formar a fila e entrar na sala da aula. Durante as aulas, a professora – unidocente – não conseguia desenvolver muitas atividades porque a turma “não colaborava”. Já no ano de 2009, a turma mudou de turno e foi colocada junto com a chamada área II, na parte da manhã, também com currículo por área, como é norma na escola. Após um trimestre de trabalho com a turma, percebe-se que o problema não apenas disciplinar, mas falta de conhecimento. Alguns alunos com problemas de alfabetização e outros que frequentam o NIAE – Núcleo Integrado de Apoio ao Estudante, sendo atendidos por psiquiatra, psicóloga ou psicopedagoga. Além disso, quatro alunos são repetentes, quatro ainda tem nove anos e dois já tem treze anos de idade. Os resultados do primeiro trimestre não foram satisfatórios para parte dos alunos, o que motivou a professora inscrever-se no Gestar II, mesmo sabendo que ele está restrito à séries finais do ensino fundamental.

Beatris Zaunazzi – professora da rede de ensino de Caxias do Sul, 20horas, com especialização em Literatura Infanto-Juvenil. Atualmente exerce a função de Diretora da EMEF José Bonifácio em seu segundo mandato, permanecendo na escola 40h semanais. Sua maior preocupação é com o aspecto pedagógico: alunos com muita dificuldade em ler, escrever, compreender e interpretar dados, informações que estão no dia a dia de todo cidadão. Esteve fazendo parceria com a professora titular de Língua Portuguesa em sua escola, a professora Silvia Andrighetti, para realizar as práticas em sala de aula. A turma selecionada para as práticas foi a oitava série por ser o grupo de alunos que ainda tem muitas dificuldade nas áreas acima citadas. A professora Beatris juntamente com a professora Silvia estará em contato com a turma uma vez por semana para executar as atividades que venham a melhorar a leitura e produção textual dos alunos. Alem desse momento, as duas estarão em permanente troca para que as atividades não sejam isoladas, mas fazendo parte de uma unidade de ensino.

Arlete Janes Aguzzoli – professora, graduada em Letras Português e Inglês ( Licenciatura Plena), com especialização em Língua Portuguesa e Literatura, 58 anos, casada, dois filhos, um neto,é professora da rede municipal de Caxias do Sul,lecionando 20 horas semanais na EMEF Profª Leonor Rosa.Atuando em classes de 5ª e 6ª série,atende 126 educandos, em sua maioria alunos com faixa etária adequada à série (somente 8 alunos têm dois a três anos a mais que seus colegas) em grande parte,são crianças oriundas de famílias estruturadas e que se interessam pelo desenvolvimento do filho.Recebendo informações da coordenação pedagógica e da direção da escola sobre estes alunos, realizando sondagem diagnóstica no início do ano letivo e, após trabalhar com eles um trimestre, pode-se constatar que: uma aluna tem baixo rendimento por apresentar limitação cognitiva,dezesseis alunos apresentam dificuldades de concentração,são dispersivos e utilizam medicação específica.Uma boa parte dos educandos apresentou no primeiro trimestre do ano em curso produções escritas com bom nível de coesão, coerência e estilística, a partir do exercício constante da leitura,em sala de aula e em casa, da compreensão e interpretação de variados gêneros textuais.Os alunos também obtiveram um bom desempenho em suas manifestações orais, diálogos e debates.Constatou-se , com a maioria dos alunos, dificuldade maior de transitarem pela gramática, mesmo contextualizada; bem como, observou-se que quase a totalidade dos educandos, especialmente os da 5ª série, apresentam problemas de ortografia.Na grade horária de 04 horas semanais, a professora passará a utilizar uma aula quinzenalmente para dedicar-se à proposta pedagógica do Gestar II, equilibrando o tempo de aula com os demais projetos de leitura e produção textual que participa junto com os colegas da escola e com o projeto Monteiro Lobato da Biblioteca Pública Municipal.

Siliane Marion Paim, licenciada em Letras pela UCS. Professora da rede municipal com carga horária de 20h na escola Ester Benvenutti, localizada no bairro Fátima, na qual atende a duas turmas de sétima série em Língua Portuguesa e uma turma de quinta série, três turmas de sexta série e duas turmas de sétima série em Ensino Religioso, totalizando 290 educandos. Professora também da rede estadual, com carga horária de 20h no ensino médio da escola Evaristo de Antoni, localizada no bairro São José, na qual atende a três turmas de primeiro ano em Língua Portuguesa, quatro turmas de primeiro ano, duas turmas de segundo ano e uma turma de terceiro ano em Literatura, totalizando 350 alunos.

Madalena Pretto, com formação de Magistério. Graduada em Licenciatura Plena em Letras e Especialização em Psicopedagogia. É professora da Rede Municipal de Caxias do Sul. Leciona na E.M.E.F. Fermino Ferronato (20 horas) com turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Atua também na E.M.E.F. Érico Cavinato (20 horas) nas turmas de 5ª série (51-52) com 76 alunos, nas turmas de 7ª série com Ensino Religioso e atende os alunos de 6ª série do período da tarde com Progressão em Português. Após observações e avaliações realizadas, verificou-se a necessidade de trabalhar com os alunos atendidos na disciplina Língua Portuguesa (76) como também com os alunos em Progressão (20). Estes, apresentam sérios problemas quanto a estrutura frasal, vocabulário, ortografia e produção textual. Espera que com a proposta pedagógica do Gestar II possa atender melhor os alunos, atualizar-se e reorganizar sua prática pedagógica.

Liamar Andrea Kerber – Educadora, com formação em Letras Licenciatura Plena, com curso de especialização na Área de Deficiência Mental, perfazendo total de 300 hs, 38 anos, casada, é professora da rede municipal de Caxias do Sul (20h) e leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Quintana, localizada no bairro Diamantino. Ela atua em classes do 7º ao 9º ano, atendendo um total de 70 educandos, em sua maioria, moradores de um bairro de periferia. Após diagnose inicial, verificou-se que, desse público-alvo 30% dos alunos apresentam baixo rendimento e dificuldades de análise e compreensão, produção textual e oral. Dez (10) alunos estão fora da faixa etária, três (03) são egressos de classe especial e apresentam muitas dificuldades de compreensão. Os demais demonstram algumas dificuldades de transitar entre Gêneros Textuais. Os alunos que apresentam maiores dificuldades recebem atendimento na sala de recursos e também através do Apoio Pedagógico. A escola é organizada por Ciclos de Formação e os educandos com mais dificuldades estão em Progressão Continuada na Área de Linguagem o que contribui para superar suas limitações. Na grade horária com 04 aulas semanais, a professora utiliza 01 aula semanal para dedicar-se integralmente à proposta pedagógica do Gestar II, no entanto, durante a semana são utilizadas estratégias pedagógicas voltadas para a construção de conceitos fundamentais da linguagem através do lúdico, da leitura e interação entre as diferentes áreas do saber.
Fernanda Cristine Montemezzo - formada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em Leitura e Produção Textual pela Unilasalle. Atua atualmente na rede municipal de ensino de Caxias do Sul, da qual faz parte desde 2004. Trabalha na escola Paulo Freire e atende as turmas de 11, 13 e 14 anos (6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental). Possui 04 horas-aula por semana com cada uma das turmas das quais pretende dedicar 02 aulas a cada quinze dias para os projetos do Gestar. Possui no total 220 alunos dos quais grande parte apresenta muita dificuldade na leitura, compreensão e produção textual.
Andréia de Souza - professora de Língua Portuguesa, com especialização em Literatura Infanto-Juvenil. Leciona na rede pública e privada, também em nível técnico. Na rede pública, atua na Escola de Ensino Fundamental Professora Marianinha Queiroz, em turmas de quinta série. Na rede particular, atua no Colégio São José, com sétimas séries. Em nível técnico, atua na Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima, com Português Instrumental. Percebe grandes dificuldades em leitura, compreensão e interpretação de textos, bem como em produções textuais. Assim, considera muito relevante ter a oportunidade de refletir sobre sua prática, através dos encontros do Gestar II, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, como também conhecer novas realidades e perceber novas propostas para nortear as atividades propostas em sala de aula.